Últimas do Mix

Amazonas realiza mutirão de exames de direção para obtenção da CNH

 

FOTO: Antônio Lima/Secom

Alunos que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B”, terão a data do exame de direção adiantada, como resultado de mutirão promovido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A ação deve reduzir em até 30 dias o tempo de espera pela prova, uma das últimas etapas para adquirir a carteira de motorista.

De acordo com o órgão, o mutirão ocorrerá durante os meses de novembro e dezembro, atendendo mais de 30 mil alunos que estão com processos para vencer até final de dezembro deste ano, e também aqueles com exames marcados para os próximos meses.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, explica que, dos 30 mil alunos previstos para executar a prova prática, 14 mil estavam com o procedimento agendado pelo sistema do Detran-AM. Ele aponta que o objetivo do serviço é atender a demanda acumulada, principalmente no período da pandemia.

“Isso é uma realidade em todo o território nacional, especialmente em relação à categoria ‘B’, que é a de carro, a nossa maior demanda, então a perspectiva é atender bem o usuário. Nós temos hoje um prazo de aproximadamente três meses de espera entre o agendamento e a efetiva realização desse exame, e esperamos que com esse mutirão a gente reduza de maneira substancial esse prazo”, afirmou Rodrigo de Sá.

Aplicação das provas

Conforme o departamento, os participantes do mutirão serão informados sobre o dia, horário e local dos exames pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Visando atender a quantidade de pessoas, foram disponibilizados três locais para aplicação das provas: o Complexo de Exame de Direção Veicular (CEDV) e de Treinamento de Direção Veicular (CTDV), ambos na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, bairro Colônia Terra Nova, zona norte; e o entorno do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na avenida Lóris Cordovil, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

No CEDV, as provas ocorrerão de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Já no CTDV, os exames acontecerão três vezes na semana, também nos dois períodos. No entorno do Sambódromo, as provas serão aplicadas somente no horário matutino, de segunda a sexta-feira.


Nenhum comentário