CBF muda critério de classificação para a Copa do Brasil de 2024 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

CBF muda critério de classificação para a Copa do Brasil de 2024

 

Buda Mendes/Getty Images

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou o regulamento para a Copa do Brasil de 2023. E o anúncio, feito na segunda-feira (26/12), já vem com uma novidade para 2024.

De acordo com o documento da entidade, será extinta a distribuição de vagas por meio do ranking nacional de clubes. A partir de 2024, o ranking utilizado pela CBF será o das federações, para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.

Rio de Janeiro e São Paulo, federações mais bem colocadas no ranking, terão seis vagas; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná terão direito a cinco; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; e os outros estados do Brasil contarão com duas vagas.

Mesmo com essa mudança no regulamento prevista para entrar em vigor e 2024, 12 clubes continuam com o direito de entrar na Copa do Brasil apenas na terceira fase. São eles os clubes que estão Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023.

Vale destacar que para 2023 times como Santos, América-MG, Bahia, Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta se classificaram ainda pelo ranking nacional de clubes.


Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário