Homenagem: Bumbódromo de Parintins pode voltar a ter nome do ex-governador Amazonino Mendes - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Homenagem: Bumbódromo de Parintins pode voltar a ter nome do ex-governador Amazonino Mendes

Foto: Reprodução/Instagram
O Bumbódromo de Parintins, onde acontece a tradicional festa entre os Bois Bumbás Caprichoso e Garantido, pode voltar a ter o nome do ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, como uma homenagem a um dos maiores políticos do estado.

A deputada Mayra Dias (Avante) apresentou, nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Projeto de Lei (PL), pedindo para mudar o nome do monumento em homenagem ao político que faleceu no domingo (12). 

Segundo a parlamentar, Amazonino foi um homem visionário em entender as proporções que Parintins poderia atingir, e relembrou que, em 1987, ele assistiu o Festival Folclórico pela primeira vez e viu, nos bois Caprichoso e Garantido, uma esperança para fomentar a cultura e o turismo no Amazonas.

“O Bumbódromo foi inaugurado em 1988 e recebeu o nome de Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, sendo duramente criticado por construir um ‘elefante branco’ no meio da floresta. De lá para cá, a história comprovou que Amazonino estava certo. O espaço ficou pequeno para a grandiosidade do espetáculo dos bumbás. O Festival de Parintins deu identidade cultural ao Estado do Amazonas, tornando-se Patrimônio Cultural do País, sendo o Bumbódromo considerado o maior teatro a céu aberto do Brasil”, argumentou a deputada.

Em 2017, baseado na Lei n° 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) indicou ao município de Parintins a retirada de nomes de pessoas vivas de bens públicos estaduais e municipais e o nome do governador Amazonino Mendes foi removido do Bumbódromo.

Mayra Dias lembrou que em 2018, como Miss Brasil, participou das comemorações dos 30 anos do bumbódromo ao lado do então governador, que naquele momento já não emprestava seu nome ao palco do confronto da arte de azuis e vermelhos.

“Com isso, venho à tribuna pedir o apoio dos nobres colegas deputados e deputadas para aprovação do Projeto de Lei que denomina o bumbódromo Centro Cultural Amazonino Mendes. Assim, faremos justiça ao grande legado que Amazonino deixa para a memória cultural do nosso Estado”, solicitou.

Nenhum comentário