Prefeito acompanha trabalhos de monitoramento das chuvas e Manaus entra em ‘Estágio de Atenção’ neste sábado, 25/3 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeito acompanha trabalhos de monitoramento das chuvas e Manaus entra em ‘Estágio de Atenção’ neste sábado, 25/3

Foto – Aguilar Abecassis / Semcom

Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), informa que Manaus está em “Estágio de Atenção”. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou, nas primeiras horas da manhã deste sábado, 25/3, o alerta de chuva intensa sobre a capital amazonense durante todo o dia. O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanha no CCC, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, os trabalhos de monitoramento da chuva, juntamente com o vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, e com o secretário  municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes.

De acordo com o prefeito David Almeida, apesar do volume de chuva ter sido superior ao do último dia 12 de março, as equipes trabalham em alerta para prevenção e atendimento das ocorrências de emergência.

Estou aqui no CCC com toda a equipe da Prefeitura de Manaus, desde as 6 horas da manhã deste sábado, trabalhando na prevenção e atenção às ocorrências com nossas equipes nas ruas, dando as respostas necessárias para minimizar os efeitos e os impactos do grande temporal que cai na nossa cidade. Todos os órgãos públicos reunidos.  Inclusive, o ministro das Cidades, Jader Filho, esteve ontem aqui em Manaus e se comprometeu em ajudar as áreas de risco. Nós já estamos finalizando os projetos e encaminharemos o plano de trabalho para que possamos nos antecipar a sinistros dessa natureza”, enfatizou Almeida.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, faz um alerta à população que após o trabalho de retirada das áreas de risco deste sábado, não retornem às casas após a chuva. “A exemplo do domingo, no dia 12 de março, a tragédia aconteceu sete horas depois que cessaram as chuvas, então você que foi retirado pela Defesa Civil, aguente e só retorne se for certificado que está seguro. Isso é muito importante a gente deixar claro”, explicou Fontes.

O alerta de perigo consiste em chuva entre 50 e 100 milímetros e ventos intensos (60 a100 quilômetros por hora), além de um alto risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

“A previsão geral de chuva para a cidade está em 78 milímetros, porém neste sábado áreas mais vulneráveis como a zona Leste, chegaram a 122 milímetros, e a zona Norte, 75 milímetros, por isso todo a nossa atenção para atender e evitar ocorrências graves nestas áreas da cidade”, reforça o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Gladiston Silva.

A Defesa Civil do Município recebeu 67 ocorrências só no início da manhã deste sábado pela Central 199. Os agentes seguem monitorando a cidade e acompanhando a chuva em todos os bairros.

As ocorrências registradas neste sábado foram referentes a risco de desabamento, deslizamento de terras e alagamentos

Nenhum comentário