Amom propõe CPI para investigar tr4fico humano e expl0ração s3xual de indígenas no Amazonas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Amom propõe CPI para investigar tr4fico humano e expl0ração s3xual de indígenas no Amazonas

Foto: Reprodução/Instagram
O deputado federal do Amazonas, Amom Mandel (Cidadania) está propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de um suposto esquema de tráfico internacional de indígenas que está acontecendo no interior do Amazonas.

Com a repercussão de um grupo de 18 jovens indígenas que passaram por um processo de doutrinação islâmica no município de São Gabriel da Cachoeira, e que teriam sido enviados para a Turquia, os deputados realizaram uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (10), para debater o tema.

Os casos foram identificados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que alega que um grupo denominado Associação Solidária Humanitária do Amazonas (Asham), que atua desde 2019 no Amazonas, conseguiu entrar em terras amazônicas com a intenção de doutrinar crianças e adolescentes indígenas para a religião islâmica, e enviando os menores para o exterior, prometendo às famílias melhores oportunidades e educação para eles. 

O deputado federal Amom Mandel destaca que a proposta de CPI ganha ainda mais força por se tratar de uma questão internacional, o que requer uma resposta ainda mais rápida do Estado.

“Os casos de tráfico humano e de exploração sexual de menores (…) é um problema pertinente. Como citei aqui, dez anos atrás houve um caso de exploração sexual de menores de idade indígenas para venda a garimpeiros, fazendeiros, empresários locais e até políticos e para outras pessoas da Venezuela, por exemplo. Sempre houve um quê internacional nesse problema e agora é envolvendo a Turquia. O problema em si é o mesmo, com a falta de presença do Estado brasileiro na Amazônia”, reforçou o deputado.

Nenhum comentário