Agricultores participam de intercâmbio de conhecimentos sobre produção agroecológica em Iranduba
![]() |
Fotos: Ivy Bezerra/Idam |
“O intercâmbio tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre técnicos e agricultores, que foram selecionados por terem um perfil de produção agroecológica, para que eles possam ter acesso a novas informações para replicarem em suas propriedades”, destacou o gerente da Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo) do Idam, Mário Ono.
A atividade foi realizada no centro instalado na propriedade do agricultor João Bosco André Gordiano, que atua na produção de adubo orgânico, cogumelos da Amazônia, avicultura, minhocultura e outros itens sem o uso de produtos químicos.
“Nós trouxemos os agricultores para verem uma propriedade que produz em escala comercial, para que eles possam ter noção da atividade e ter uma visão mais comercial para e possam monetizar a compostagem, que é uma atividade que luta para que tenhamos uma agricultura equilibrada”, disse o agricultor.
Produtora de hortaliças, frutas e madeira, a sócia-fundadora da Associação de Produtores Rurais da Comunidade Nova Geração, Charlinha Reis dos Santos, 47, participou do intercâmbio para aprimorar os conhecimentos técnicos com o objetivo de aumentar a variedade da produção.
“Eu vim em busca de outros recursos e conhecimentos técnicos para crescer na agricultura, na piscicultura e também temos a criação de abelhas. Hoje, na agroecologia você vai reflorestar, é uma preservação, eu planto abacaxi e maracujá, assim como tem as abelhas que vão fazer a parte delas e a fauna contribui com tudo”, ressaltou a agricultora que irá atuar como disseminadora de conhecimentos na comunidade.
Nenhum comentário